Contacto não solicitado

As empresas funerárias não devem contactar os familiares de uma família em luto com o objectivo de promover os seus serviços e de obter a sua contratação. Esta inibição está definida por lei para todas as empresas do sector funerário, como forma de proteger a privacidade e o luto dos cidadãos.
 

Situação Prática: 

"Fui contactado por uma funerária que se ofereceu para tratar do processo fúnebre" 

 
Descrição
Caso alguma empresa funerária o contacte para tratar do funeral de um seu familiar, está desde logo a cometer um acto ilícito. Esse contacto activo é totalmente proíbido pela legislação actual onde está definido que as empresas funerárias deverão respeitar os tempos e escolhas das famílias enlutadas. Não existe qualquer excepção a esta lei e serão os familiares enlutados que deverão escolher livremente a empresa que acreditem que melhor defenderá os seus interesses.
 
Risco de Fraude (1 a 10):      9
 
Justificativo de Ilícito
A empresa utiliza ilicitamente e em seu benefício informações obtidas eventualmente de forma pouco clara. Este tipo de contacto directo, num periodo de tamanha fragilidade emocional, poderá limitar o discernimento das escolhas do cidadão. Também aqui, é desrespeitado o mais básico princípio de privacidade da família em luto. Resulta daí que tipicamente os preços efectuados não são os mais competitivos, uma vez que a empresa prevaricadora evitou qualquer perspectiva concorrencial e de livre escolha do cliente.
 
O que Fazer?
Peça sempre orçamento à funerária Armindo e denuncie qualquer situação suspeita através do nosso formulário aqui.