Falta de Orçamento

Por lei, todas as funerárias são obrigadas a facultar orçamento escrito detalhado, em documento próprio da agência, com todos os dados da empresa.
A recusa em apresentar um orçamento (ou tentar obrigar a uma decisão imediata), é um tipo de pressão ilícita que deve ser denunciada.
 

Situação Prática:

"A funerária deixou-me só um cartão com um preço" 

 
Descrição
A funerária que contactei recusou-se a fazer um orçamento detalhado, em documento formal da empresa. Após insistência, limitaram-se a escrever um preço nas costas de um pequeno cartão de visita. Por outro lado, senti uma grande pressão para assinar um documento/contrato e entregar os documentos do meu familiar falecido.
 
Risco de Fraude (1 a 10):      8
 
Justificativo de Ilícito
Todo e qualquer tipo de pressão para que entregue documentação, assine algo pouco claro e/ou pouco detalhado, é um indício que poderá estar a ser ludribiado/a.
Todas as empresas funerárias têm a obrigação legal de lhe facultar orçamento escrito detalhado. A falta de orçamento deixam-no desprotegido em relação ao preço final a pagar e deixam espaço para que lhe sejam cobrados posteriormente valores adicionais que passam a ser referidos como "extras".
 
A funerária Armindo tem, como parte do seu procedimento normal de um qualquer processo fúnebre, fazer SEMPRE orçamento detalhado, mesmo quando tal não é explicitamente requerido pelo cliente. Significa isto que, todos os nossos processos têm SEMPRE associado um orçamento prévio que lhe deu origem. Acreditamos que esta é a melhor forma de proteger os interesses dos nossos clientes e de lhes garantir que efectivamente os nossos preços são os mais baixos do mercado, sem nenhum tipo de "surpresas" futuras.
 
O que Fazer?
Não prescinda nunca do orçamento detalhado por escrito, onde fique definido o que está e, principalmente, o que não está incluído no preço do funeral.
Com esse orçamento, valide o mercado e peça sempre orçamento à funerária Armindo.
 
Caso detecte recusas de colocar por escrito um orçamento ou caso o orçamento não venha a ser respeitado, denuncie a situação às autoridades oficiais ou, se preferir, denuncie a situação através do nosso formulário aqui.